Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2015

A escola de ontem e hoje

Penso que existe uma certa padronização escolar. As classes dos alunos ficam enfileiradas, as turmas divididas por idade e temas de estudo padronizados para que a escola e o professor tenham "controle " sobre os educandos. Ainda que se use a justificativa de que a educação sempre andou assim, precisamos sair do estado automático e tomarmos as rédeas de nossa sala de aula. Criarmos um ambiente onde os alunos possam expressar suas opiniões e serem criativos.

Ser professor

O que é ser professor na atualidade? Em áureos tempos, mais precisamente em meus tempos de infância, o educador era o centro da aprendizagem, o centro do universo educacional. A última palavra era a sua e este, era o detentor absoluto do saber. Graças aos céus, muita coisa mudou. O aluno já possui voz ativa em seu aprendizado, e o professor já sabe que não é o único que possui os saberes. Mas infelizmente, muita coisa mudou para pior. Os pais já não respeitam a figura do educador, e delegam à escola a função de educar seus filhos. Penso que nossa escola está fragmentada e doente. Precisando de uma grande injeção de ânimo e de felicidade para prosseguir em sua missão. E o que esperar dos pais, se na nossa própria escola, nem um feliz dia do professor recebemos? É uma das questões para se pensar: O que é ser professor hoje?

JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO

Imagem
Jogo 1 Caça ao tesouro A professora previamente irá deixar pelo pátio, as figuras das palavras do jogo. As crianças serão dispostas em um círculo. Irá passar por elas, uma caixa contendo palavras iniciadas por vogais. Cada criança irá sortear uma palavra e mostrar a turma. Juntos faremos a leitura da palavra e o aluno que sorteou, irá procurar, no pátio, em um espaço pré-determinado, a figura correspondente a palavra.   Jogo 2 Dominó das vogais A brincadeira estimula os estudantes a formarem palavras e reconhecerem corretamente sua escrita. Trabalhamos nesta brincadeira os encontros vocálicos. É distribuída às crianças, fichas contendo vogais. Um de cada vez, irá jogando para formar encontros vocálicos, passando a vez quando não conseguir formar com suas peças.