Alfabetização


Posso dizer com toda a propriedade, que esta interdisciplina foi um divisor de águas em meu fazer pedagógico. Se antes, ser alfabetizadora não estava em meus planos, hoje já me sinto confiante para exercer tal função.
A professora foi de uma leveza quase angelical, ao nos ofertar com imensa generosidade seus conhecimentos e de uma maneira muito prática e dinâmica. Pude conhecer um pouco da história da escrita e como se processa a leitura. Fatores esses, importantíssimos para que possamos ajudar nosso aluno a decifrar os códigos de nossa língua.
Outro fator de suma importância, foram as ideias de jogos para estimular cada fase em que o aluno se encontra. Conhecer a teoria de Emília Ferreiro me ajudou a repensar algumas atitudes em sala de aula, como o de ler histórias no berçário para duas crianças por vez e que podemos trabalhar as letras na educação infantil a partir de jogos.
Enfim, foi a interdisciplina que mais aguçou minha curiosidade de aprender sobre o assunto e realmente está me fazendo ser uma professora mais consciente e feliz.

Comentários

  1. Adorei sua reflexão, me identifiquei com teu sentimento de divisor de águas e sobre esta interdisciplina se a que mais te chamou atenção. Apresentou suas ideias em ordem e os argumentos e as evidências estão facilmente identificadas. O fato de citar Emilia Ferrero, mesmo não apresentando nenhuma "fala" dela, para mim é um referencial teórico. Considero esta uma postagem qualificada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Grace,
    Que bom que a interdisciplina te deu mais segurança para ser uma alfabetizadora.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades