Música no ambiente escolar
A MUSICALIZAÇÃO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO
A música é um fenômeno universal, que se faz presente na história de todos os povos e civilizações, em todas as partes do planeta, desde a pré-história. E, desde o início, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar, tocar um instrumento ou dançar. Desde muito pequenos, vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é visível em toda nossa sociedade, que a música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio de trocas de ideias, informações e conceitos, servindo para troca de aprendizagens.
Por isso, muitas escolas, estão se aproximando ainda mais desta arte. Este ano, me foi proposto um desafio: o de trabalhar com musiarte com os primeiros anos do ensino fundamental. No início, fiquei um pouco assustada, mas agora percebo, como a música é importante na vida de todos, pois desenvolve a inteligência e a integração do sujeito.
O aluno submerso na escola como uma malha de conteúdos e metodologias desconexos, submerso num espaço onde nada escolheu nada discutiu e onde
nunca ninguém o ouviu, se vê repleto de aulas, de concepções de educação contraditórias, onde uns digladiam-se com os outros em busca também de espaços próprios. (Oliveira, Davi)
Fica evidente, na nossa prática diária docente, que a música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano dos alunos, e é vista por eles como atividade prazeiroza, o que motiva a todos nós educadores a prepararmos nossas aulas com alegria e musicalização.
Comentários
Postar um comentário