O professor no cenário atual brasileiro


Ser professor no atual cenário brasileiro, está se tornando um exercício diário de paciência e amor à profissão. Digo isto, pois sou professora à doze anos e nunca me senti tão desmotivada como no atual momento político em que vive nosso país, onde leis que asseguram nosso futuro estão sendo massacradas, onde temos que lutar por direitos básicos de democracia e chegar em sala de aula com um sorriso no rosto todo os dias.
Ser professor é ser questionador, transformador de realidades, formador de opinião e um eterno aprendiz. Novas leis estão sendo impostas aos brasileiros e que mexem muito com os educadores, pois teremos que envelhecer(literalmente), em sala de aula, com poucos recursos, e muito amor no coração.
A escola não é só um lugar para estudar, mas para se encontrar, conversar, confrontar-se com o outro, discutir, fazer política. Deve gerar insatisfação com o já dito, o já sabido, o já estabelecido. Só é harmoniosa a escola autoritária. A escola não é só um espaço físico. É, acima de tudo, um modo de ser, de ver. Ela se define pelas relações sociais que desenvolve. E, se quiser sobreviver como instituição, precisa buscar o que é específico dela. A escola não pode mudar tudo e nem pode mudar a si mesma sozinha. Ela está intimamente ligada à sociedade que a mantém. Ela é, ao mesmo tempo, fator e produto da sociedade.

Comentários

  1. Olá Grace, muito boa tua reflexão, mas ainda falta trazer os autores que te auxiliaram nesta produção.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades