Centros de interesse

Ao utilizar esta metodologia, nós educadores, estaremos oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim,  na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos , a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela. O Centro de Interesse é uma técnica pedagógica ““... Criada por Ovide Decroly, conhecido pelos seus estudos sobre a psicologia infantil, principalmente sobre o desenvolvimento da criança e a preservação de sua liberdade. A base psicológica desta estratégia reside em considerar a vida mental do indivíduo como unidade; portanto, os temas ou conteúdos a serem estudados devem ser apresentados no seu todo e não repartidos em disciplinas ou áreas do conhecimento.
A base do centro de interesse é partirmos sempre de um contexto amplo que irá nos permitir identificar por quais temas específicos os alunos irão se interessar para que possamos nortear nosso planejamento. Por exemplo: se quero trabalhar a semente, começo com a árvore e a partir dela vou indo desde a raiz, que a fixa do solo aos galhos e folhas, que permite o florescer, que resultará na fruta que contém a semente, que cairá no solo e poderá gerar uma nova árvore. Este processo foi proposto por Decroly por acreditar que as crianças não percebem o mundo que as cerca de forma fragmentada, mas sim dentro de um contexto identificável pelo aluno.

Neste processo o professor deve ater-se ao que os alunos demonstram maior curiosidade e explorar. Um grande número de alunos questionou sobre as flores, fizeram comentários, trouxeram contribuições sobre as flores que conhecem, demonstrando assim que este era um assunto de seu interesse. Este tema foi gerado pelo interesse deles, devendo os outros conteúdos, serem integrados a ele, pois assim irá dar bons resultados na aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades