Centros de interesse
Ao utilizar esta metodologia, nós educadores, estaremos
oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim, na área cognitiva favorece a construção de
novos conceitos , a partir da observação, da comparação, da assimilação e da
acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua
realidade e a interagir com ela. O Centro de Interesse é uma
técnica pedagógica ““... Criada por Ovide Decroly, conhecido pelos seus estudos
sobre a psicologia infantil, principalmente sobre o desenvolvimento da criança
e a preservação de sua liberdade. A base psicológica desta estratégia reside em
considerar a vida mental do indivíduo como unidade; portanto, os temas ou
conteúdos a serem estudados devem ser apresentados no seu todo e não repartidos
em disciplinas ou áreas do conhecimento.
A
base do centro de interesse é partirmos sempre de um contexto amplo que irá nos
permitir identificar por quais temas específicos os alunos irão se interessar
para que possamos nortear nosso planejamento. Por exemplo: se quero trabalhar a
semente, começo com a árvore e a partir dela vou indo desde a raiz, que a fixa
do solo aos galhos e folhas, que permite o florescer, que resultará na fruta
que contém a semente, que cairá no solo e poderá gerar uma nova árvore. Este
processo foi proposto por Decroly por acreditar que as crianças não percebem o
mundo que as cerca de forma fragmentada, mas sim dentro de um contexto
identificável pelo aluno.
Neste
processo o professor deve ater-se ao que os alunos demonstram maior curiosidade
e explorar. Um grande número de alunos questionou sobre as flores, fizeram
comentários, trouxeram contribuições sobre as flores que conhecem, demonstrando
assim que este era um assunto de seu interesse. Este tema foi gerado pelo
interesse deles, devendo os outros conteúdos, serem integrados a ele, pois
assim irá dar bons resultados na aprendizagem.
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