Assédio Moral no Ambiente de Trabalho dos Professores
O assédio moral, também chamado de humilhação no trabalho ou terror psicológico, acontece quando se estabelece uma hierarquia autoritária, que coloca o subordinado em situações humilhantes: afrontas, constrangimentos, rebaixamento, xingamentos, vexame. Estas e outras situações vêm fazendo parte da rotina de muitos docentes que no desenvolver de seus afazeres são mortificados pelo Assédio Moral.
Esse problema quase clandestino e de difícil diagnóstico vem se tornando rotineiro no ambiente de trabalho do professorado. Ocorre que se o assédio moral não for enfrentado de frente pode levar à debilidade da saúde de milhares de trabalhadores, entre eles os PROFESSORES, prejudicando seu rendimento.
Carlos Aurélio Mota de Souza em “Despertando a consciência cívica para a
cidadania consciente” escreve: “Professores! Que nenhuma palavra seja proferida senão
para ensinar, orientar, acalentar ideais, suportar indecisões, superar dúvidas e angústias
existenciais, tão próprias das vicissitudes humanas!”
Se faz necessário lembrar aos senhores diretores de escola, que este cargo não é vitalício, e que somos todos colegas. Vamos abraçar a cidadania e expandir os horizontes a novas ideias e a uma direção compartilhada, onde todos possam se sentir realmente fazendo parte daquele espaço escolar.
Ótimo o que escreveu!Aqui existe uma forte evidencia, bem argumentada que é: “Assédio Moral no Ambiente de trabalho" e diante dela não é preciso muitos argumentos porque a mesma em si já é prova o suficiente para nos mostrar o quão isso ocorre, tanto no ramo da educação,quanto em qualquer ambiente profissional.Mas talvez a postagem deveria conter alguns exemplos e algumas sugestões de como combater de forma diplomática toda essa situação.Parabéns e bom semestre!
ResponderExcluir