Assembleias estudantis
Convivência democrática
Minha escola da tarde adota o sistema de assembleias estudantis para a mediação de conflitos.
Da mesma forma, a relação do docente com seus alunos e suas alunas não é horizontal, simétrica, pois esses atores e atrizes sociais têm papéis e responsabilidades diferentes dentro da sociedade. ( pois como educadores temos responsabilidades que nos obrigam a contrariar os interesses dos alunos)
Para que o modelo de democracia seja justo e almeje a liberdade individual e coletiva, é necessário que a igualdade e a equidade sejam compreendidas como complementares. Se queremos compreender a democracia na escola, devemos reconhecer, ao mesmo tempo, a diferença nos papéis sociais e nos deveres e buscar aqueles aspectos em que todos os menbros da comunidade ecolar têm os mesmos direitos.
Por exemplo, o direito ao diálogo, à livre expressão de seus sentimentos e ideias, ao tratamento respeitoso, à dignidade, etc. O conflito, torna-se portanto, a matéria prima para nossa constituição psìquica, cognitiva, afetiva, ideológica e social.
A educação com base em propostas de resolução de conflitos está cada vez mais difundida em todo o mundo, dentro de perspectivas que buscam melhorar o convívio social e criar alicedrces para a construção de sociedades e culturas mais democráticas e sensíveis à ética nas relações humanas.
De acordo com Puig (2000), as assembleias são o momento institucional da palavra e do diálogo. O momento em que o coletivo se reúne para refletir, tomar consciência de si mesmo e transformar tudo aquilo que os seus membros consideram oportuno.
Com isso, nem sempre o objetivo é o de obter consenso e acordo, e sim o de explicitar as diferenças, defender posturas e ideias muitas vezes opostas e, mesmo assim, levar as pessoas a conviverem num mesmo espaço coletivo. é garantido a todos os membros que dela participam a igualdade de direitos de expressar seus pensamentos, desejos e modos de ação, ao mesmo tempo em que é garantido também a cada um de seus membros o direito à diferença de pensamentos, desejos e modos de ação.
Comentários
Postar um comentário