Gêneros musicais

Gêneros musicais são categorias que contêm sons musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos géneros pode-se apontar:

ANALISANDO GÉNEROS

Poderíamos dizer que é possível definir os gêneros musicais geograficamente ou cronologicamente. Outros são definidos por requerimentos técnicos, considerando os elementos musicológicos específicos. Algunss gêneros, por outro lado, são um tanto vagos, e podem ser usados pelos críticos; post-rock, por exemplo, é um termo definido por Simon Reynolds. Outros, como a música de vídeogame, se definem sua mídia.
Dizer que uma música é do "gênero Romântico" é simples, mas o porque que a música é deste gênero surge a necessidade de uma análise mais profunda.
Atualmente, nas Universidades dos EUAestuda-se Gêneros Musicais com análises à base de cinco perguntas a serem respondidas: O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê?
Ao responder essas 5 perguntas é possível chegar à qualidade do gênero musical, definindo suas características.

CONTROVÉRSIAS DO GÊNERO

Algumas pessoas acreditam que a categorização musical é inútil. John Zorn, por exemplo, um músico cujo trabalho cobriu vários gêneros, escreveu, em Arcana: musicians on music , que gêneros são ferramentas usadas para "comercializar uma visão pessoal complexa de um artista", alegando também que, às vezes, gêneros representam esforços de marketing ao invés da distinção musical de fato. Outros artistas acreditam que é culpa do próprio artista por criar um trabalho que pode ser colocado numa mesma classe compartilhada com outros.
Saber classificar música por gênero facilita a distinção e compreensão das obras que fazem parte da história da Música através dos diversos períodos, escolas, e idéias que tenham caracteres comum, além de estar aumentando a facilidade com que indivíduos encontram artistas e estilos musicais que apreciam. No entanto, a variedade de gêneros e estilos musicais é tão grande e complexa que se faz difícil classificá-los claramente. Além da diversidade de gêneros, existe uma infinidade de sub-gêneros, nascidos da prática individual de cantores e compositores populares que são lançados seguidamente pela mídia, para a conquista das massas populares.
Referidas classificações, não raro, são arbitrárias e controversas, implicando, quase sempre, em discussões e até mesmo polêmicas, não só nos círculos sociais especializados (a citar, por exemplo, os círculos acadêmicos ou de musicólogos), mas outrossim entre o público ouvinte ou espectador. Tamanha dificuldade quanto à classificação do repertório musical em gêneros e estilos se acentua ainda mais a partir do início do século XX, quando, a partir do advento da música eletrônica (música que se utiliza também de recursos eletrônicos, fazendo ou não uso dos recursos acústicos), dadas maiores possibilidades criativas e interpretativas, os gêneros e estilos musicais, quantitativamente, multiplicam-se incontavelmente, mormente dentro da música popular.
Enfim, é lídimo asseverar que os graus de popularidade em determinada região geográfica ou de complexidades criativa e interpretativa de um determinado gênero ou estilo musical são diretamente proporcionais ao número de subgêneros desse mesmo gênero ou estilo musical.
Para se ter uma idéia desta complexidade e diversidade de gêneros musicais, visitem a página a seguir:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_g%C3%AAneros_musicais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades