Agressividade no ambiente escolar


Trabalho em uma escola que me faz refletir todos os dias nas motivações que levam os alunos a agirem de forma agressiva com seus pares e professores. Todos nós seres humanos temos impulsos agressivos. De acordo com Klein(1970), a criança começa bem cedo a vivenciar os conflitos. Trata-se de uma experiência dolorosa, marcada por tensão, angústia, culpa e medo.
Percebo que as crianças que apresentam tendência anti-social, são aquelas que perderam a segurança em algo. Essa agressividade se transforma então em um pedido para que se resgate aquilo que se perdeu.
Winnicott aponta a escola como o ambiente propício às manifestações agressivas, pois no seu seio familiar não encontrou continência aos seus impulsos e espera que a escola possa fazer este papel.
E como nós educadores nos encaixamos nisto? Como mediar situações que perpassam os muros da escola? Penso que conhecer a história de vida dos nossos alunos seja uma boa estratégia, além de sermos depositários de sua confiança, mas na realidade, estamos enquanto educadores, muito longe de conseguirmos preencher as lacunas deixadas pela educação familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades