Guerra ou Revolução Farroupilha?
Me parece que o nosso sentimento de "gauchismo" só dura uma semana por ano, a bendita semana farroupilha. Me entristece perceber que a maioria dos gaúchos exalta uma falsa revolução. Digo isto, pois parte-se do pressuposto que para ter havido uma revolução, teria de ter acontecido junto a esta uma mudança social, coisa que não aconteceu.
Esta guerra se deu em função dos estancieiros estarem descontentes com o valor de impostos pagos pelo charque. E quem ficou nas linhas de frente? os ecravos.
Por isso o nome, Lanceiros Negros, estes portavam somente lanças e a eles era prometida a alforria em troca de que lutassem. Esta soltura nunca ocorreu, e nosso muito exaltado Bento Gonçalves, continuou com seus escravos.
Nosso estado formou-se com sangue e suor de nossos negros, isto não pode ser esquecido e nem negligenciado por nós educadores em sala de aula, pois devemos formar uma cultura anti-racista em nossa escola.
Segundo Juremir Machado " nosso hino é racista, ainda por cima, quando diz que "povo que não tem virtude acaba por ser escravo", pois é um insulto àqueles que lutaram com os farroupilhas e foram atraídos a eles com a promessa de liberdade".
Comentários
Postar um comentário