Considerações sobre o mapa conceitual


A inovação pedagógica se fundamenta por pesquisa, pois esta produz conhecimento e favorece a formação, instigando o educador a falar sobre suas concepções e experiências. Inovação também está ligada a novas formas de pensar, pois a ação humana produz, transforma, determina e se dá sobre o ambiente social como um processo reflexivo. Atualmente a sociedade (famílias, escolas, igrejas, universidades) está passando por grandes mudanças e a escola deveria passar também por estas mudanças. O conceito de educação pressupõe não apenas a inclusão de novidades tecnológicas, devendo estar contextualizado com estas novas tecnologias para um ensino e aprendizagem de melhor qualidade.
Inovação pedagógica requer ruptura de paradigmas e se caracteriza por reconhecer a validade do indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como princípios epistemológicos próprios da complexidade dos fenômenos naturais e socioculturais. Isto permite e possibilita mudanças na forma de entender o conhecimento, rompendo com a forma tradicional de ensinar e aprender que se constitui na repetição, memorização e padronização.

Sendo assim, as tecnologias devem ser usadas em sala de aula de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos como forma de melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades