Temas geradores

A existência de um tema-gerador contribui para a unificação dos diferentes enfoques didáticos dos segmentos e das áreas do conhecimento, uma das maneiras de colaborar para o processo de transformação da sociedade sem abrir mão dos conteúdos curriculares tradicionais é através da inclusão de temas geradores na estrutura curricular da escola. Para isso, Freire propõe que ocorra previamente uma investigação temática para escolha de temas que estejam de acordo com a realidade e necessidades da comunidade escolar. A obtenção dos temas geradores é um ato constante de investigação da realidade, proporcionando aos educandos a apreensão reflexiva dessa realidade e inserindo-os numa forma crítica de pensarem seu mundo:
O que se pretende investigar, realmente, não são os homens como se fossem peças anatômicas, mas o seu pensamento-linguagem referido a realidade, os níveis de percepção desta realidade, a sua visão de mundo, em que se encontram envolvidos seus “temas geradores” (FREIRE, 2014, p. 127).
 A utilização do tema gerador, bem como a construção de programas escolares tendo como ponto de partida esse tema, é uma proposta pedagógica planeada na capacidade de compreender o fazer, o pensar, o agir, o refletir, levando em consideração a realidade em que os sujeitos estão inseridos.

Comentários

  1. Boa Noite!!!
    Grace, citaste Paulo Freire em tua postagem no entanto não colocaste a referência do livro ou do texto.
    Abraços
    Jaqueline Rosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades