A finalidade da disciplina é fazer perguntas.
Como o passado e o presente devem ser relacionados nas aulas de história?
Mario Carretero: Essa relação é um dos objetivos da disciplina. O recomendado é entender o instante imediato, que definimos como presente de forma maleável e não apenas como hoje em dia, mas qualquer momento do próprio passado que foi influenciado por um momento anterior.
Como enfoques não lineares desenvolvem o pensamento histórico dos alunos?
Mario Carretero: A história costuma ser apresentada como uma explicação narrativa do que aconteceu, de forma que o estudante recebe um relato fechado, no qual não há espaço para dúvidas e questões. Na realidade, isso não é assim nem para os historiadores. A finalidade da disciplina é fazer perguntas sobre o passado, entre outras coisas porque não sabemos bem o que ocorreu nem por quê. Um enfoque didático que se baseia em buscar relações significativas entre diferentes momentos temporais por meio de perguntas e atividades de investigação, adaptadas à aula e ao nível cognitivo da turma, gera uma possibilidade muito rica de compreender a História e de construir conhecimentos históricos.
Que critérios utilizar para selecionar os conhecimentos mais relevantes para cada classe?
Mario Carretero: A seleção de conteúdos deve ser feita considerado não apenas os saberes prévios dos alunos mas também as necessidades da comunidade escolar e sua adequação ao PPP da instituição. Este último sobretudo, é muito importante.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA, JANEIRO\FEVEREIRO DE 2013, PÁG. 65.
Comentários
Postar um comentário