Preconceito racial

A história que vou contar vai parecer que foi tirada de um conto de muito mal gosto, pois para mim no início, foi assim que pareceu. Já tinha escutado comentários racistas por parte de várias colegas de trabalho, pois trabalho na cidade berço da colonização alemã, mas de uma pessoa que está convivendo comigo a pouco tempo, e de uma maneira tão explícita, eu realmente achei que não existisse este tipo de preconceito.

  Esta pessoa em questão, não suporta pessoas negras, diz que elas pertencem a uma raça inferior, e que se pudesse, mataria a todos, que nunca deveriam ter descido da árvore. Estes tipos de comentários ferem tudo em que acredito, e acredito que Deus fez a todos nós iguais, que nesta encarnação estou assim, numa próxima, estarei talvez do jeito das pessoas a que tanto desprezo.

  Criada há 25 anos a Lei 7.716 define os crimes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometido atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.7 de jan de 2014. Já disse diversas vezes para esta pessoa, que um dia ainda irá levar um processo bem grande, mas ele está tão certo de suas convicções, que nem isso o abala.

  O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

 Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.

 Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

 O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.

Após a colonização, os portugueses trouxeram os negros para serem escravos no país. A partir daí, implica-se dizer que os principais grupos a habitar o país foram os portugueses, índios e negros. Esses grupos ajudaram a construir a mistura de raças que compõe o país atualmente. Além deles, vieram os italianos, japoneses, espanhóis, entre outros.

 A partir dessa união de raças desenvolveu-se o que é o país hoje em dia, e como passaram a ser criados novos costumes e tradições, nascendo assim a etnia.

 O apartheid foi um regime político de segregação racial na África do Sul. Esse regime foi adotado em 1948 e durou até 1994.

 A palavra apartheid significa separação, ou identidade separada, e durante esse período os brancos dominavam os direitos sociais, econômicos e políticos da sociedade sul-africana, mesmo com a maioria da população sendo negra.

 

Comments (0)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que amava caixas

Crianças com altas habilidades