ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
A educação constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo, cuja função principal é a de reprodução do sistema social.
A educação começa primeiramente na família para depois se expandir nos seus meios sociais. Penso que a criança ao chegar na escola, já traga consigo conceitos desta sociedade à qual pertence.
Para os autores Durkheim, Parsons e Mannheim, a família é a instituição reprodutora do sistema social. É ela que introduz o indivíduo no mundo da cultura, pois as crianças são socializadas muito antes de entrarem na escola.
Precisamos enquanto educadores, trabalhar em sala de aula, o reconhecimento das diferenças e lutar contra todas as formas de desigualdade, preconceito e discriminação.
Parte dos alunos que sai da escola todo ano não consegue estabelecer uma relação entre o que viveu e aprendeu na escola, com a realidade fora, pois muitos são apenas obrigados a frequentá-la por conta de programas sociais as quais suas famílias participam.
Pois o que vemos é uma escola que continua distanciando teoria e prática. Temos que formar indivíduos capazes de ter autonomia e discernimento, sem preconceitos e menos voltada para a total centralização do poder pela economia.
Olá Grace,
ResponderExcluirAs crianças já entram na escola com uma organização social, nós professores temos que lidar com toda essa heterogenia social. Será mesmo que a escola não faz diferença na vida de todas as crianças? E se elas não tivessem frequentado a escola como teriam sido suas formações? Concordo contigo quando diz que muitas crianças frequentam a escola em função dos programas sociais, isso mostra a falta de significado da escola para essas famílias.
Quando fala que a escola distancia a teoria e a prática, de qual teoria e prática está se referindo?
Att,
Rocheli